Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
O reconhecimento da predominância tecnológica na sociedade pós – moderna deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com novas tecnologias e com as transformações sócio-culturais decorrentes destas. Neste contexto, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.
O uso dos computadores e Internet nas atividades curriculares serão de grande importância, pois estes recursos tecnológicos promovem uma dinamização da aula, além de estimular mais a curiosidade do aluno. As tecnologias chegam para acrescentar, motivar, interessar, integrar e renovar a maneira pedagógica de atuação na sala de aula, onde o educando vai ao encontro da aprendizagem, deixando de ser um espectador receptor de informações para ser um sujeito ativo na busca dos conhecimentos.
Mesmo com a utilização desses recursos, que revolucionam o processo ensino-aprendizagem, continua sendo fundamental o papel do professor, pois este, como formador de opinião e agente de transformação social deve instigar e orientar o aluno a perceber que ele possui uma ferramenta que deve ser explorada de maneira benéfica e interessante para sua vida.
Irenita Veiga Andrade Silva
Currículo e as tecnologias
O currículo é a proposta de trabalho do sistema educacional, que para surtir efeito deve ser elaborado com uma visão ampla e integradora entre o educando e o conhecimento visando uma estrutura organizada, sistematizada socialmente, englobando estudos sistematizados sobre conceber, gerir e avaliar os processos de ensino de aprendizagem.
Partindo desta definição, vemos que o currículo não é e nem deve ser uma estrutura fechada e os sistemas educacionais devem estar preparados para receber propostas que venham contribuir com a construção de uma proposta curricular dialética, apta a adequar-se às transformações da sociedade contemporânea.
O desenvolvimento tecnológico das comunicações principalmente na área de transmissão de dados, amplamente popularizado, traz uma gama de recursos ao processo de ensino-aprendizagem, tais como, softwares e sites educativos que possibilitam acesso fácil ao conhecimento, possibilitando uma de aprendizagem atualizada, dinâmica e interativa, abrindo campo para uma proposta educacional mais ampla, que possibilite o desenvolvimento acadêmico e social do educando.
Para que o avanço tecnológico venha integrar-se totalmente ao processo ensino aprendizagem faz-se necessário que as instituições “em conjunto os educadores” elaborem um currículo voltado ao desenvolvimento sócio-cultural do educando, faz-se necessário que todos os envolvidos, estejam comprometidos com o desenvolvimento de um plano de ações que propiciem a utilização racional dos novos recursos tendo sempre como meta do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir ao ser humano.
Por fim para concretização deste projeto no âmbito curricular devem-se proporcionar atividades de ensino aprendizagem, propõe-se um plano de ação que antecipa o que se deseja atingir. O projeto deve proporcionar flexibilidade abertura para um processo de construção de aprendizado com princípios inovadores.
Irenita Veiga Andrade Silva
A INTERNET COMO ESPAÇO DE AUTORIA COLETIVA
As novas tecnologias (internet) oferecem, aos professores e estudantes espaços de construção coletiva de saberes.
Tudo isso pressupõe estabelecer inter-relações entre imagem, leitura e escrita; para que como isso, desperte o olhar do aluno para a cultura da leitura e escrita. A integração do livro com as novas tecnologias com vistas ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
Portanto, com a educação tecnológica, busca-se uma educação que discuta abertamente as tensões criadas pelas mídias para que possa incorporar sua linguagem ao cotidiano da escola. Neste contexto, tecnologias como o hipertexto possibilita o nascimento de novos autores, cujas obras podem ter o alcance multiplicado pela rede. É através dessa multiplicação que o sujeito vai construindo o conhecimento. A idéia de rede é entendida como a interconexão entre computadores no ciberespaço onde todas as vozes podem ser ouvidas, onde flui a intersubjetividade, onde o conhecimento é construído coletivamente.
Alunos:
Arão Marques da Silva
Irenita Veiga Andrade Silva